02/06/2009

CONHEÇA ITAMARANDIBA

Geografia
Itamarandiba é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população é de 33.219 habitantes segundo estimativas do IBGE em 2008. Está situado na região do Alto Jequitinhonha a cerca de 185 quilômetros de Diamantina e cerca de 272 km de Montes Claros. Seu nome anterior era São João Batista, sendo que o nome atual, de origem indígena significa "pedra miúda que rola juntamente com as outras" Localiza-se nos limites da Serra do Espinhaço (a leste) que no município tem suas denominações regionais com as grandes chapadas de vegetação de cerrado e Mata Atlântica, as quais novamente encontra à oeste este mesmo complexo montanhoso que ascende rumo ao norte do estado de Minas Gerais.


História
A origem do município admite diferentes versões. Muitos acreditam que pode estar ligada aos desbravadores que atravessaram a região em busca de ouro. Para alguns, entretanto, o povoado se inicia quando antigos habitantes da Vila do Fanado, hoje Minas Novas, chegaram ao local e lá se fixaram, atraídos pela fertilidade da terra. Outros, ainda, afirmam que bandeirantes paulistas ali ergueram suas casas, por volta de 1760 (sua fundação remontaria à passagem do bandeirante paulista Fernão Dias Paes, no século XVII).

Estudos realizados por George Byron Camerino Fontes, contudo, indicam ser desconhecida a origem precisa dos primeiros habitantes, presumindo que teriam sido os Bororos. Esta versão é reforçada por antigos nomes de fazendas locais - notadamente as do Cacique e Bororós - além de utensílios encontrados na região. Inicialmente conhecida como São João Batista, Itamarandiba foi elevada a distrito em 1840, emancipando-se, finalmente em 1862.

Um comentário:

  1. Parabens!

    Grande ideia, seu blog ta show!!
    É muito importante conhecer para valorizarmos nossa cidade e mostrar que não é necessário ir tão longe para conhecer lugares interessantes.
    Abraços,
    Juliana

    ResponderExcluir