03/06/2009

HIDROGRAFIA E VEGETAÇÃO


HIDROGRAFIA
O município de Itamarandiba é considerado a "caixa D'água" do Vale do Jequitinhonha por corresponder, junto a outros municípios da região, por grande parte do volume de águado Rio Araçuaí que é um dos principais rios de abastecimento do Alto e Médio Jequitinhonha e por sua vez, o Baixo Jequitinhonha,tendo em vista que o Rio Araçuaí é o maior tributário do Rio Jequitinhonha; servindo populações como a da Cidade de Araçuaí-Cidade Pólo do Médio Jequitinhonha e, conseguinte, de forma indireta, cidades como Itaobim e Almenara-MG.

Principais Mananciais:

Rio Araçuaí este rio nasce no município de Rio Vermelho, numa das mais belas paisagens do Alto Jequitinhonha;

Rio Itamarandiba - O Rio Itamarandiba possui duas grandes nascentes, que após longo percurso no município se encontram formando o leito principal do Rio Itamarandiba, que é um dos principais rios do Alto Jequitinhonha, promovendo a integração regional, entre os municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha,Turmalina, Aricanduva dentre outras localidades;Rio São João : Este mancial tem suas cabeceiras próximas ao perimetro urbano de Itamarandiba, o que tadavia facilita a captação de água para abastecimento da cidade, entretanto sofre com os impactos ambientais negativos, como a poluição;

Rio Itacarambi; utilizado largamente pela atividade cafeeira e de grande importância econômica e ambiental no munucípio.

Ribeirão Santo Antônio; tem sua foz no Rio Araçuaí e sofre assim como os demais rios com as agressões ambientais;

O município de Itamarandiba possui grande número de nascentes, córregos, rios que são tributários da Bacia do Rio Jequitinhonha além de outros que são tributários da bacia hidrográfica do Rio Doce,estes últimos localizados mais a leste.
VEGETAÇÃO
O Município de Itamarandiba, possui cobetura vegetal de dois grandes biomas brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado, nos domínios da Serra do Espinhaço - Reserva da Biofesra/UNESCO, é possível encontrar Matas de Galeria, Campos Rupestres, Extensas Áreas de Cerrado e fragmentos da Mata Atlântica. Apesar do incremento das atividades de extração vegetal e Silvicultura, representativos do desflorestamento para produção do carvão vegetal a partir de matas nativas e plantadas e da apresentação de Itamarandiba no no 1º(primeiro) lugar no Ranking do desmatamento da Mata Atlântica em Minas Gerais no período analisado até 2005, como revelou o INEP, o município ainda detém significativas áreas de cobertura vegetal, que todavia requerem prevenção e proteção

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog amigo(a)!!!
    Pra quem não sabe, toda essa água que escorre pelas montanhas da nossa região, desde o São João, com seus afluentes, Martins, Bom Jardim, São Felipe, Gangorra, Paiol Velho, Bom Jesus, D'anta, Jibóia, Bomfim, Bateia, Barreiros, Congonhas, João de Souza, Canela de Ema, Santana, Bonga, juntamente com os principais da bacia do Itacarambí e Itanguá, logo a frente com Sto. Antônio e Encantado, vão se juntar ao Araçuaí, recebendo logo depois o Itamarandiba do Campo e do Mato com todos os seus afluentes...pegam uma carona com o Jequitinhonha próximo a cidade de Araçuaí e finalmente desaguam no mar...na cidade de Belmonte, na Bahia. Levando consigo toda a nossa ignorância, irresponsabilidade e falta de compromisso com o nosso maior patrimônio, que é a água!!!
    Estranho, esse monte de afluentes do Rio são João...
    é só pra alertar que cada afluente é uma bacia com um conjunto de pequenas propriedades, com o dever de poder, assumir e fazer a sua parte!!!
    Simples assim...
    Mas tb tenho uma frase muito linda: "Aqueçam o planeta! Poluam a terra e o ar, as águas dos rios e do mar, matem os passáros, os bichos e os peixes e vão morar na puta que os pariu!!!"
    Grande abraço a todos do vale!!!

    ResponderExcluir